ESTRUTURA
  Home  Entre em contato!Verificar carrinho

NOSSAS VIAGENS
Curaçao 2012

CURAÇAO é uma linda ilha no Caribe, localizada entre Aruba e Bonaire, conhecida por suas praias e rede hoteleira e que começa a ser descoberta agora pelos turistas brasileiros!

A economia da ilha está embasada em um pólo petroquímico, que a torna uma das economias mais punjantes do Caribe, e no turismo que dispõe de inúmeros hotéis, freeshopp com produtos e preços muito bons, passeios lindos e praias de água limpa e quente, repleta de vida em paredões verticais maravilhosos!

Nesta viagem, o GRUPO DA PLANETA MERGULHO ficou em um resort dedicado ao mergulho, próximo a região de Punda, um dos bairros da maior cidade da ilha, Williamstad, com um centro de mergulho da empresa Ocean Encouters, que nos recepcionou tão bem durante nossa estada!

Nossos mergulhos começaram em uma linda parede rasa, em um ponto chamado Tug Boat devido a um pequeno naufrágio que há lá. Já de saída visualizamos o que iríamos ter pela frente: paredões de coral repletos de cardumes de pequenos peixes, anêmomas, moréias de todas as cores e tamanhos, além de lagostas, polvos e lulas de recife!

Sempre acompanhados da simpática Karen Maikel, nossa guia holandesa/curaçalenha, auxiliada pelo Drew, outro instrutor local, e pelo Michael, capitão de nosso barco, realizamos 10 mergulhos diurnos e um noturno em um barco de mergulho muito confortável e que nos levou a pontos que permitiam desde mergulhos rasos repletos de vida, no topo das paredes, a até mesmo profundos, mesmo sem muitas vezes enxergar a areia!

NOTURNOS EM CURAÇAO
Nossa idéia nessa viagem era a de fazer, ao menos, um mergulho noturno embarcado em nosso segundo dia de mergulho. No entanto, ficamos tão empolgados com os mergulhos do primeiro dia que acabamos mergulhando já em nossa primeira noite, saindo da praia do hotel!
Neste ponto (que repetimos em todas as outras noites!) existem dois mergulhos diferentes a serem feitos! Para a direita há uma parede com corais moles que começa aos 12 metros, onde encontramos peixes papagaios dormindo, moréias, lulas de recife, chamado Oswaldo’s Drop Off.
Já batendo para o lado esquerdo temos o Sea Aquarium House Reef, um paredão de pedras repleto de lagostas e moréias,corais moles, além dos famigerados peixes leão e de uma câmera submersa de pesquisa que atraiu nossa atenção!
Nosso noturno embarcado foi realizado no Tug Boat, primeiro ponto que fizemos e que tanto nos agradou! Sempre é bom voltar em um noturno a um ponto já realizado durante o dia, pois as mudanças são incríveis, e nesta vez não foi diferente, com uma passada rápida de uma linda raia chita, que “sobrevoou” parte de nosso grupo e um encontro com um belíssimo polvo filmado pelo Toco!

PUNDA E OTROBANDA: FREESHOP, CASINHAS COLORIDAS E PEIXE LEÃO ASSADO!
Além de mergulhos incríveis, Curaçao tem um centro histórico muito bem preservado, na cidade de Williemstad. Concentrado no bairro de Punda está um centro turístico com lojas de freeshop muito bem equipadas que vendem desde lembranças da ilha a eletrônicos com excelentes preços. Estas lojas ocupam prédios de arquitetura típica holandesa e estão as margens do canal onde barcos de turismo ancoram. Margeando este canal encontramos um simpático restaurante que nos chamou a atenção por oferecer em seu cardápio peixe leão assado e ensopado, um iguaria degustada pelo Wagston, nosso destemido gourmet!

Cruzando o canal pela ponte flutuante (uhum! Uma ponte flutuante que se desloca quando necessário para os barcos passarem), chega-se em Otrobanda, bairro que também apresenta restaurantes e um pequeno comércio, mas que merece a visita pela vista que permite para Punda!

PLANETA MERGULHO’S DIVING BUS
Em nosso último dia na ilha decidimos desbravar as praias mais afastadas de nosso hotel e, quem sabe mergulhar em algum dos mais de 70 pontos de praia que a ilha oferece e nada melhor para isso do que alugar um ÔNIBUS!!!
Apesar dos pontos de mergulho de praia de Curaçao não apresentarem as facilidades de acesso que Bonaire oferece, existem praias como a de Porto Mari, localizada na costa noroeste da ilha que além de ter um pequena operação de mergulho oferece infra-estrutura com um delicioso restaurante, banheiros públicos, chuveiro de água doce e cadeiras para aluguel à beira de uma praia de areias brancas e um mar azul lindo, com acesso fácil a um ponto de mergulho com uma parede coralínea repleta de vida!
Esse foi o local escolhido para o mergulho de despedida, feito pelo instrutor Gui e pela Ana Angélica, com direito a cardumes de atum, barracudas e muitas moréias no paredão de corais e esponjas que íam dos 18 metros a um fundo de areia um “pouco” mais fundo, por assim dizer!
Aproveitamos “nosso” ônibus para ir um pouco mais além e visitar outra praia muito bonita, um pouco mais ao norte chamada Playa Lagun, com sua faixa de areia encravada entre dois rochedos de calcário, dava a impressão de uma daquelas praias dos filmes mais antigos do James Bond!

CHURRAS NA NOITE DE DESPEDIDA
Já em nosso primeiro dia em Curaçao, nos chamou a atenção que na marina da Ocean Encounters havia uma churrasqueira! Era uma churrasqueira daquelas estilo americana, mas era uma churrasqueira! E gaúchos, tarados por um bom churrasco, combinamos com a galera de fazermos um churras de despedida para confraternizarmos com a equipe que nos recebeu tão bem!
E assim, na volta de nosso passeio por Curaçao pedimos para o motorista de “nosso” ônibus dar uma paradinha em um supermercado local e, com um certo “chute” escolhemos uns belos pedaços de carnes, além de nos arriscarmos comprando dois tipos de lingüiças (pelos menos era o que achávamos) e à noite o Toco e o Gui assarams um belo de um churrasco, regado a cerveja e vinhos deliciosos trazidos pelo nosso querido Capitão Michael que nos presenteou com sua simpática presença e histórias divertidas da ilha e de suas aventuras, à beira do canal da marina da operadora .... e com o maravilhoso mar do Caribe a nossa frente!

Definitivamente, um lugar para voltar mais vezes!!!
Valeu, galera, por mais essa parceria e nossos parabéns aos NOVOS MERGULHADORES AVANÇADOS: ADRIANA, IRAJÁ, ANA ANGÉLICA, MARIA ELIZABETH e RICARDO, que concluíram com sucesso seus mergulhos de certificação nas águas de Curaçao!
Fotos Sub: Flávia Moura e Toco

Águas claras e abraços à todos!