ESTRUTURA
 CURSOS DE MERGULHO
 A HISTÓRIA DO MERGULHO
 EQUIPAMENTOS
 CONTATO
  Home  Entre em contato!Verificar carrinho    
 
NOSSAS VIAGENS
Ilhas Seychelles - setembro 2013

Entre os dias 11 e 16 de setembro de 2013, a Planeta Mergulho juntamente com mais nove amigos mergulhadores esteve nas ILHAS SEYCHELLES, este arquipélago composto por 115 ilhas espalhadas pelo Oceano Índico entre 4 ° e 10 ° ao sul do equador tendo como vizinho mais próximo Madagascar.
O primeiro registro conhecido de avistamento das ilhas ocorreu em 1502, por Vasco da Gama. Fazendo parte de uma rota importante entre África e Ásia, as ilhas foram utilizadas por piratas até o controle dos franceses, em 1756. O nome Seychelles veio em honra ao Ministro das Finanças de Luís XV, Jean Moreau de Séchelles.

Este destino oferece diversas e impressionantes oportunidades de mergulho. As ilhas internas, restos de uma cadeia de montanhas submersas, descansam em um planalto raso com vida marinha abundante e várias operadoras de mergulho disponíveis para acessar uma grande variedade de pontos.

Durante nossos dias de mergulho, a água esteve com uma temperatura variando entre 27 e 28 graus e a visibilidade variou entre 10 e 20 metros. No terceiro dia de mergulho tivemos a menor visibilidade devido a uma forte chuva que ocorreu durante a noite. Mas nada disso impediu que pudéssemos observar a diferente vida do Oceano Índico.

Pepinos do Mar - Estavam em todos os mergulhos!
Durante nossos mergulhos percebemos que uma das características marcantes dos pontos explorados foi a presença de uma formação coralínea que se assemelha a uma árvore com o tronco curto e uma copa grande e plana como um tampo de mesa.
Estrelas do Mar – Grande diversidade!
Encontramos uma grande quantidade de pepinos do mar de diferentes tipos além de estrelas do mar, inclusive um tipo que se fixa aos corais e deles se alimentam. Estas eram estrelas verdes com tentáculos curtos e espinhentos. Vimos também estrelas finas e longas, mais “gordinhas” e algumas pareciam terem sido infladas.
Variedade de Peixes – Coisa de Cinema!
Avistamos uma grande quantidade e variedade de peixes durante todos os nossos nove mergulhos nas Ilhas Seychelles como: Peixe-papagaio, diferentes tipos de peixes-borboleta, pelo menos três tipos de garoupas, peixe-unicórnio, peixes-leão e os também chamados de “white tip reef sharks”. Tivemos também a presença de algumas “estrelas cinematográficas” durante nossos mergulhos: o famoso peixe-palhaço laranja com branco (astro do filme “Procurando Nemo”), o peixe-cirurgião com tons de azul e o Moorish Idol . Também estava presente o famoso peixe-napoleão com seu grande porte e sua cabeça caraterística.
Moréias – Teve até moréia de três cabeças!
Nos dois mergulhos que fizemos em um ponto chamado “Twin Barges Wrecks”, que são dois naufrágios posicionados um de frente para o outro em uma profundidade máxima de 22 metros, um dos fatos que mais chamou nossa atenção foi a grande presença de moréias. Vimos as grandes moréias-verdes, as moréias-flocos de neve, as moréias-cinzas e também moréias-brancas. Nós avistamos uma toca com três moreias e as três estavam com a cabeça para fora, parecendo uma única moréia com três cabeças.
Raias e Tartarugas – Não vimos muitas, mas elas não faltaram!
Mesmo não tendo sido uma presença constante em todos os mergulhos, nosso grupo teve a oportunidade de avistar raias-xita e uma enorme raia escura, chamada de “marbled stingray” descansando entre as pedras. As tartarugas foram avistadas de longe e perto, tartarugas verdes pequenas e grandes. Também encontramos um enorme polvo fora da toca, em pleno dia!

“Barbecue Criole” – Churrasco em uma bela praia!
No terceiro dia de mergulho nosso intervalo de superfície foi em uma bela praia dentro do Parque Marinho de Seychelles, onde nos foi oferecido peixe assado e espetinhos de vegetais assados na brasa e em uma grelha apoiada em cascas de coco. Além disso, comemos também peixe defumado com manga verde e um maravilhoso creme de abóbora com cebola.

Praia – Após os mergulhos e final da tarde!
Nosso hotel de chama Berjaya Beau Vallon Bay Resort & Cassino, que se localiza na baia da Beau Vallon no distrito de Beau Vallon, ilha de Mahé em Seychelles. Este hotel apresenta ótima estrutura e uma maravilhosa praia que todos os dias frequentávamos até o pôr-do-sol. Isso regado com muito chimarrão e boa conversa!!!

Último Dia – Passeio pela ilha de Mahé!
No dia que não mergulhamos, aproveitamos para explorar a ilha de carro. Na capital chamada Victoria, conhecemos um templo hindu e o relógio que é característico do local. Indo em direção ao sul, visitamos a praia de Police Bay, uma bela praia porém com ondas bastante fortes onde o banho não é recomendado. Depois de uma meia hora de caminhada, chegamos na Le Petit Police, também muito bonita e com ondas extremamente fortes. Depois do sul rumamos para o Mont Blanc através de uma estrada estreita que lembra a da Floresta da Tijuca, no Rio de Janeiro. Ao longo da estrada existem uma série de plantações de chá e pelo menos um local onde é possível comprar e tomar o chá lá produzido. No topo existem ruínas de uma missão jesuítica do século XVII e é possível apreciar uma bela vista da ilha.
Para finalizar o passeio fomos a uma praia chamada Port Lunay, que é uma baia muito protegida tornando essa praia ideal para banho e uma série se esportes aquáticos. Uma característica marcante dessa praia é a quantidade de sombra formada em quase toda extensão de areia pela copa de enormes árvores.

Grande abraço aos amigos mergulhadores e até a próxima!

Agradecemos as fotos cedidas por Beh Valério e Paula Miguel.

PLANETA MERGULHO
CURSOS - EQUIPAMENTOS - VIAGENS
Porto Alegre - RS - Brasil
www.planetamergulho.com.br




 
 
 

NOSSAS VIAGENS


Sapatilha Fundive
 
Meia Neoprene Fundive
 
Nadadeira Seasub
 
Snorkel Aero Pro silicone